Com o passar dos anos as mudanças nas expressões faciais vão ficando cada vez mais perceptíveis. É natural a perda de algumas características, especialmente no contorno dos lábios. Um dos procedimentos mais procurados atualmente é o Lip Lifting, método que promove o rejuvenescimento do lábio superior, oferecendo um sorriso mais jovem e harmonioso. O processo é simples, mas é necessário um profissional capacitado para executa-lo. “A cirurgia dura em torno de 40 minutos, e é feito um corte logo abaixo do nariz, para remover o excesso de gordura e tecido da região com a finalidade de elevar o lábio superior promovendo um aspecto jovial”, detalha Ruy Veras Filho um dos maiores especialistas do Nordeste em  cirurgia bucomaxilofacial e que, em João Pessoa, atende na Odontogalerie.

Em entrevista, ele explica indicações, orientações, procedimentos e resultados do Lip Lifting, que tem sido bastante procurado por pessoas a partir dos 40 anos.

O que é o procedimento Lip Lifting?

É uma cirurgia estética feita nos lábios, também conhecida como lifting labial, e tem a finalidade de rejuvenescer o lábio. O Lip Lifting é um método que atua na suspensão do lábio, expondo mais os dentes incisivos superiores, realçando a harmonia do rosto.

Quais as indicações para realizar esse procedimento?

O Lip Lifting é indicado para pacientes que tenham pouca exposição dos dentes incisivos, para pacientes que tenham o lábio longo. O ideal é que o lábio tenha entre 18 a 21 milímetros de comprimento.  As mulheres normalmente têm entre 3 a 5 milímetros de exposição dos dentes com o lábio em repouso. Já os homens, entre 1 a 3 milímetros de exposição. A falta de exposição dos incisivos gera um aspecto envelhecido ao rosto, que muitas vezes é causado pela deficiência no posicionamento da maxila, estando mais para frente ou mais para trás, ou pela perda de tônus muscular, estado de contração constante do músculo encontrado nos lábios. Importante lembrar que a cada 10 anos o indivíduo tem uma perda de tônus muscular, que equivale a um milímetro dele descer. Quando mais jovem, é notável a exposição dos dentes se comparado quando mais velho, porque com o passar dos anos, é comum perder tônus muscular e o lábio baixar, evitando a exposição dos dentes.

Como é feito o procedimento da cirurgia e qual profissional habilitado para realiza-la?

A cirurgia dura em torno de 40 minutos, onde é feito um corte no interior dos lábios para remover o excesso de gordura e tecido da região, com a finalidade de elevar o lábio superior e promover um aspecto jovial. Entre os profissionais habilitados para esse procedimento está o cirurgião plástico, cirurgião bucomaxilofacial, cirurgião cérvico-facial, que é uma área de atuação da otorrino, e o cirurgião de cabeça e pescoço.

Como são feitas as análises para identificar a necessidade de fazer o Lip Lifting?

É feita uma análise clínica na face do paciente para identificar o que pode ser feito para melhorar na harmonia do rosto. Como, por exemplo, a base do nariz tem que ser proporcional à distância intercantal dos olhos. Essa análise também é utilizada como princípio para a cirurgia plástica, assim como no caso da cirurgia ortognática, para identificar se será necessário fazer um corte na lateral do nariz.

Como é o pós-operatório?

A recuperação é sempre muito importante para complementar o resultado da cirurgia. Durante o pós-operatório, existem alguns cuidados a serem tomados, afinal existiu um corte que gerou uma cicatriz no local, mesmo sendo bem disfarçada, os cuidados são os mesmos. Restrição ao sol, proteger bem o local da cirurgia, ter cuidados com a higienização e manter uma alimentação balanceada, com alimentos que nutram bem o corpo e que ajudem no processo de recuperação.

Quando é possível notar o resultado da cirurgia?

Após o procedimento é notável o surgimento de um edema, um inchaço provocado no local da cirurgia. Esse edema desaparece em torno de 30 a 40 dias, que é quando você consegue ver o resultado sem nenhuma interferência do inchaço. Mas normalmente assim que é feita a elevação do lábio, já é perceptível a diferença.

Na Paraíba, onde o serviço pode ser encontrado?

Na Paraíba, eu atendo em João Pessoa, na Odontogalerie, que fica  localizada na Avenida Monteiro da Franca, 424, em Manaíra.