Os vencedores da primeira edição do Prêmio Jornalismo Cooperativo serão revelados no dia 10 de maio, durante o Encontro dos Comunicadores das Cooperativas Paraibanas. O evento será realizado a partir das 19h, na Classe A Recepções, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. A premiação é uma iniciativa do Sistema OCB/Sescoop-PB*, em parceria com as cooperativas Unimed João Pessoa e Central Sicredi Norte/Nordeste.

Com o tema “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”, o Prêmio recebeu inscrições nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Os trabalhos inscritos já foram submetidos à comissão julgadora, que deve concluir a avaliação na próxima semana. Conforme o regulamento, a análise considera os seguintes critérios: fidelidade ao tema; qualidade do conteúdo; estrutura da narrativa; relevância e impacto.

A comissão foi instituída por meio da portaria 04/2018 do Sescoop/PB e é formada por: Fabiana Cardoso de Siqueira, professora do Departamento de Jornalismo da UFPB; Cláudia Maria de Carvalho, representante do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba; Aurélio Prado Peixoto, analista de Comunicação do Sescoop Nacional; Raimundo Cavalcante Rodrigues, conselheiro da OCB/PB; Heliana de Oliveira Barros, especialista em Agrobusiness.

 

Premiação

Os primeiros lugares receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil, além de troféu e certificado de premiação. Os profissionais que ficarem em segundo lugar receberão placa de reconhecimento e certificado de premiação. Os finalistas (1º e 2º lugares de cada categoria) também terão a oportunidade de conhecer a cidade de Nova Petrópolis (RS), berço do cooperativismo de crédito brasileiro.

O Prêmio Jornalismo Cooperativo tem por objetivo de reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem o papel do cooperativismo enquanto alternativa para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba.